terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Esportes menosprezados - cap.1: Bocha

Foi dada a largada para o primeiro capítulo dos esportes menosprezados. Aquele que a sua namorada ri quando você diz que gosta, e os seus amigos olham torto e dão risada.

A bocha é um esporte perfeito: você reúne os amigos, pode jogar até sentado, bebe uma cervejinha e dá umas arremessadas em umas pelotas. Pelotas pesadas, por sinal, dessas que se tu tentar chutar, teu pé já era.

Esporte muito praticado antigamente em interiores da vida, hoje o esporte glorioso caiu em desuso. Poucos são os jovens que se aventuram pelas canchas, talvez por considerar o troço "coisa de velho". O negócio é simples: arremessar uma bola pequena, depois tentar colocar uma bola maior o mais perto possível, evitando que o teu adversário coloque uma mais perto. Difícil, hein?

Lembro que, até hoje, no interior de Santo Ângelo, onde alguns de meus familiares moram, é comum o pessoal se reunir no domingo à tarde no salão da comunidade, encher a cara (de alemão ficar vermelho de bêbado mesmo), botar as sapatilhas e entrar na cancha de terra, ou calium.

O site da empresa Remicancha mostra que existem 6 mil canchas de bocha espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Outra informação do site mostra que uma partida de bocha equivale a 30 a 45 minutos de caminhada. Ou seja, é divertido, engraçado e ainda faz bem pra saúde.

Segue abaixo uma amostra do que é o esporte, pra servir de incentivo para os novos praticantes.

Ah, mais uma coisa: quando tu for jogar, dê preferência para as quadras clássicas, com terra ou calium, que tem até o martelinho pra reparar a quadra depois de alguns arremessos que deixam crateras no chão. As quadras sintéticas são complicadas, o cara só desliza a bola e ela vai parar lá no final da cancha.

Um comentário:

  1. baah, já joguei muita bocha!
    tem também o jogo do osso, que é mais antigo ainda, mas funciona da mesma maneira...

    ResponderExcluir